quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Projeto: "Todo dia é dia da árvore"

            Objetivos:
- Valorizar a proteção ambiental e reconhecê-la como dever de todos os cidadãos;
- Utilizar da tecnologia no processo de construção do conhecimento;
- Desenvolver a expressão artística através da criação de obras de arte;
- Expressar opinião ou conhecimento a respeito de temas trabalhados;
            Referencial teórico:
             O trabalho com mídias na escola é fundamental, pois esta facilita a compreensão dos alunos e faz com que os alunos sintam-se mais motivados para aprender.  Segundo o nosso Guia do Cursista "A aprendizagem não se restringe à acumulação de conteúdos ou a doses de informações  isoladas. Ela é, efetivamente, um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa, que, por sua vez, está inserida em um contexto sócio-histórico. Logo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens de expressão."
            Dessa maneira,  constatamos que os alunos  precisam destes momentos de interação  uns com os outros, com a professora e com as mídias que dispomos para que possam agregar conhecimentos e informações à sua vida.  E ainda percebemos que momentos como estes de interação são mais válidos do que uma aula expositiva, onde o professor muitas vezes é colocado ainda como detentor do saber e os alunos ficam estagnados como meros ouvintes.
            Estamos vivendo em uma nova sociedade e a escola precisa se adequar a estas mudanças e para isso  o profissional de educação precisa estar em constante formação para ser capaz de lidar com essas mídias e trazê-las para a escola. Segundo Nóvoa: " Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado."

            Assim sendo  constatamos a necessidade de integrarmos essas mídias e utilizá-las na escola propondo aos alunos um projeto sobre um tema essencial  na atualidade que é o cuidado com meio ambiente.

            Justificativa:
            O trabalho foi proposto pela formadora e bem aceito pela professora, visto que em nossa escola possuímos árvores, as quais os alunos gostam de se pendurar em seus galhos ou arrancar suas folhas. Sendo assim, com o intuito de despertar nos alunos o cuidado com nossas amigas árvores e com o meio ambiente de maneira geral, organizamos atividades a serem realizadas em sala e no laboratório para que possamos alcançar nossos objetivos.

Metodologia:
- roda de conversa
- trabalho em grupo
- produção de texto;
- leitura e interpretação;
            Em sala de aula, assistir a apresentação de slides e ler a poesia “A árvore” de   Raul Aroeira Serrano, criada pela professora através do projetor, registrar a poesia.
            Roda de conversa sobre a importância da árvore em nossas vidas e então incentivar os alunos a produzir sua própria poesia.
            No laboratório de informática, criar uma obra de arte utilizando o editor de desenho Br  Draw, sobre o tema árvore.
            Em sala criar uma obra de arte utilizando técnica de mosaico, com pedacinhos de papel, sobre a árvore.
            No laboratório de informática digitar a poesia que foi criada em sala, para que depois possamos formar um livrinho com as produções dos alunos.
            Em sala os alunos irão contornar sua mão em papel colorido marrom e verde, recortar e registrar a poesia na mão formaremos uma árvore da turma.
            Leitura e interpretação de texto: no laboratório de informática.
            Assistir ao Video sobre as plantas e o cuidado com o meio ambiente, enciclopédia Barsa; projetado em sala; pois não dispomos de internet para realizarmos pesquisa ou realizar jogos sobre o tema;
            Cronograma:
SALA DE AULA
LABORATÓRIO / MÍDIAS EM SALA
25/09 Apresentação de slides e produção de texto

25/09 Apresentação de slides e produção de texto


26/09 Obra de arte utilizando  Br Draw

01/10 Produção do cartaz da árvore de mãozinhas

03/10 Digitar  a poesia
17/10 Leitura e interpretação de texto

11/10 mosaico

18/10 Assistir vídeo



            Avaliação:
            Acontecerá de maneira processual durante todo o projeto através dos relatos orais, das produções escritas e das produções artísticas.
             
            Referencial Bibliográfico:
TORNAGHI, A. J. C. Tecnologias na educação : ensinando e aprendendo com as TIC : guia do cursista– 2.ed. – Brasília : Secretaria de Educação a Distância, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário